terça-feira, 20 de novembro de 2018

Dicas de ouro para entender como ser um RH estratégico de verdade!

Atualmente ouvimos cada vez mais a respeito da transformação do RH tradicional em um setor com novo papel e propósito. Sabemos da relevância que tem um RH cada vez mais estratégico e, a partir disso, vimos as principais preocupações da área de Recursos Humanos se transformarem aos poucos!
O setor passou a se atentar cada vez mais aos números, métricas, desempenho e performance de seus colaboradores. Mas, com o amadurecimento desses novos processos, uma visão estratégica de RH ainda parece um pouco turva. Então o que realmente é preciso para que um RH assuma esse lugar?

Fazendo as pazes com os números!

O segredo é combinar conhecimentos sobre pessoas e negócios.
Já entendemos a importância dos números quando o assunto é rotatividade ou produtividade. Mas será que conhecemos os números que envolvem o negócio de nossa empresa? Segundo a revista Exame, ser estratégico hoje é muito mais do que ajudar uma empresa a buscar mais resultados. O segredo é combinar conhecimentos sobre pessoas e negócios. Dessa maneira, agregamos valor também ao RH e aumentamos seu poder de influência e decisão!
Mas para que isso realmente aconteça, precisamos mudar uma cultura que permeia a área de RH: a ideia de que por sermos “de pessoas” não precisamos entender de negócios. Negócios e pessoas são melhores amigos! Apenas com a combinação dessas duas visões é possível alcançar resultados realmente efetivos, além de fomentar o poder de negociação interna do setor de Recursos Humanos.

Prepare-se e colha frutos no futuro!

Uma das mudanças mais relevantes que o novo RH traz é a transformação de foco, levando nossa atenção para o futuro e não mais apenas para o presente. O RH tradicional faz de sua rotina o famoso “apagar incêndio” e acaba lidando com as demandas emergenciais em grande parte do seu tempo.
Sabemos que essas demandas são de extrema importância e, por isso, tomam tanta energia e tempo dos profissionais da área. Mas para que o nosso trabalho evolua constantemente é preciso preparar-se para os imprevistos, prever riscos e se planejar a fim de alcançar aquilo que esperamos para o futuro.
Parece difícil não é? Essa sensação é natural! Afinal, falar de mudança de paradigmas é algo novo para nós e isso pode assustar um pouco. Mas, quando a estratégia da empresa é conhecida por nós, conseguimos nos planejar muito melhor para atrair os profissionais certos para nosso contexto e desenvolver nossos talentos alinhados ao objetivo da empresa.

Tenha as informações certas

Para entender a fundo a estratégia de negócio da sua empresa é muito importante que você participe do planejamento da alta gestão e conheça o objetivo a curto, médio e longo prazo em termos de resultados econômicos. Mas este espaço ainda não foi conquistado pela área de Recursos Humanos e, em grande parte das vezes, não participamos dessas decisões. Esse espaço será conquistado aos poucos, desde que consigamos apresentar nosso real propósito e valor.
Se ainda não temos voz ativa nas decisões, como podemos ser estratégicos? Para que possamos finalmente ganhar espaço nas organizações é muito importante conhecer três aspectos fundamentais: economia, segmento de negócio do nosso contexto e plano de crescimento da empresa. Então conhecer onde sua empresa está no mercado, aonde ela quer chegar e como pretende chegar lá já é o suficiente para começar.
Apertem os cintos e vamos juntos para o futuro!
Tudo isso ainda é muito novo para muitos profissionais de Recursos Humanos, mas essa tendência se apresenta cada vez mais fortalecida. Afinal, o mercado se torna cada dia mais competitivo e inovador, o que tem gerado um esforço extra para sobreviver e evoluir em meio a tantas opções.
Prepare-se para a inovação cada vez mais acelerada, aperte os cintos e vá em frente. Cuide das pessoas, evolua negócios e planeje-se para um futuro surpreendente em seu RH!

Amanda Oliveira.

Psicóloga - Gestora de RH

psi.amandaoliveira@gmail.com

CRP 04/43829

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a ISO 20000?

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma reconhecida internacionalmente para gestão de serviços de TI. A norma é publicada em d...