sexta-feira, 9 de novembro de 2018

3 dicas para começar a fazer Avaliação de Desempenho

O processo de Avaliação de Desempenho já é muito presente na rotina de RH hoje em dia. Mas nem sempre os resultados são utilizados de maneira estratégica ou sua execução continua esbarrando em diversos obstáculos.
Atualmente, já sabemos a importância da Avaliação de Desempenho para trabalhar a performance e extrair métricas importantes para a liderança e RH. Mas, se você está começando agora, vamos te dar algumas dicas  para você alcançar resultados reais!

1. Domine o simples para evoluir para o complexo

Começar um processo de Avaliação de Desempenho é muito importante para toda área de RH. Afinal, ele vai trazer objetividade a muitos aspectos antes considerados subjetivos, além de garantir dados que contribuem para o crescimento de toda a empresa. Porém,a vontade de alcançar resultados positivos acaba fazendo com que muitos RHs optem por modelos de Avaliação de Desempenho que não se adequam à realidade da empresa.
Então, ao começar, escolha modelos mais tradicionais (como o modelo de 90º) e entenda qual será a aceitação e o entendimento do seu público interno a respeito da ferramenta. Avalie os dados e insumos adquiridos a partir dos resultados, programe seus planos de ação e valide se o modelo trouxe resultados interessantes. Se você chegar à conclusão que a ferramenta fez sentido para sua empresa, é possível avaliar novos modelos, mais complexos e com mais variáveis de análise, com o passar dos processos.

2. Analise estrategicamente os critérios de avaliação

Esse momento é o que vai ditar o sucesso na aplicação da ferramenta. Ao elaborar os critérios da Avaliação de Desempenho, entenda a importância de cada um deles para o atingimento de metas de cada função, além da influência no alcance dos resultados de cada área e na empresa como um todo. Entenda que a Avaliação de Desempenho é fundamental para o desenvolvimento de cada um de seus colaboradores, afinal, a partir da ferramenta se tem um ponto de partida.
Então, entenda que cada cargo deve ser avaliado, tanto de maneira técnica como de maneira comportamental, levando em consideração a  especificidade e a personalização necessária. Além disso, cada líder deve ter em mente qual a estratégia de cada posição e saber o que faz sentido para ser defendido como alvo de desenvolvimento.

3. Peça a colaboração das lideranças e colaboradores

O RH pode ter um trabalho excepcional na organização e planejamento da Avaliação de Desempenho, mas sua execução não depende exclusivamente dele. A ferramenta só pode ser operacionalizada com a participação de líderes e colaboradores que entendam sua importância e seu valor para a empresa.
Infelizmente, nem sempre a realidade é essa. Por ser uma avaliação muitas vezes obrigatória, muitos líderes e colaboradores passam pelo processo sem utilizá-lo para um momento de troca e de crescimento. Portanto, o RH precisa trabalhar para conscientizar as equipes sobre o que significa esse momento.
A liderança precisa entender a importância de metrificar a performance em busca de mais produtividade. Já os colaboradores, precisam entender o momento como uma oportunidade de crescimento.
Para que esse cenário seja possível, o trabalho do RH em criar uma cultura que incentive feedbacks e compartilhamento de ideias deve ser contínuo. Apenas quando os colaboradores perceberem o cenário como favorável ao desenvolvimento, a Avaliação de Desempenho será também um momento de feedbacks realmente construtivos.

Vamos juntos?

Ter um processo de Avaliação de Desempenho ideal é um desafio para a maioria dos setores de Recursos Humanos. Por isso, é muito importante trabalhar em parceria. Todos são responsáveis por um bom resultado e pelo crescimento da empresa, então, todos devem compartilhar também da relevância da ferramenta. Traga sua alta direção, líderes e RH para pensarem juntos no caminho da evolução.

Amanda Oliveira.

Psicóloga - Gestora de RH

psi.amandaoliveira@gmail.com

CRP 04/43829

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a ISO 20000?

A ISO/IEC 20000 é a primeira norma reconhecida internacionalmente para gestão de serviços de TI. A norma é publicada em d...